10 de agosto de 2016

Programas para ler mangás

Programa recomendado:
MangaMeeya

Download (programa original): http://www.mydailymanga.com/2011/01/17/mangameeya-for-windows-vista-7-users/
Download (versão customizada pela Fuji Scan): http://www.mediafire.com/download/56d0eqg015h8edc/MangaMeeya+7.4+Beta+%28Custom+Fuji+Scan%29.rar

MangaMeeya é um programa para leitura de mangás simples de usar, muito personalizável e cheio de opções. Não é necessário instalar, basta extrai-lo para qualquer lugar do seu computador. Além de abrir pastas e seus subdiretórios, ele executa arquivos .rar, .cbr, entre outros, sem precisar extrai-los. É completamente personalizável, desde as teclas de atalho até a cor de fundo.

A versão original pode ser baixada por link direto a partir do site deixado acima.

A versão personalizada pela Fuji Scan pode ser baixada no Media Fire a partir do link acima. Como o MangaMeeya é um programa muito personalizável, estou disponibilizando a minha configuração predileta para vocês testarem e, se gostarem, usarem essa configuração. O programa apresenta muitas configurações, e vocês podem personalizá-lo do jeito que preferirem.

As customizações feitas na nossa versão são, na maioria, relativas às teclas de atalho. Na versão modifica pela Fuji, use essas teclas: seta para cima, baixo, direita e esquerda para mover a página; enter para ir uma página a frente, backspace para voltar uma página; botão direito e esquerdo do mouse para ir uma página à frente ou voltar uma página, respectivamente; a rodinha para mover a página para cima e para baixo; o botão 3 do mouse (o clique da rodinha) para ativar a lupa. A navegação é simples tanto por mouse quanto por teclado (para quem usa notebook), mas na versão original, esses não são os comandos padrões para navegação. Teclas de atalho mais avançadas (e que eu quase não uso), como ctrl+o para abrir ou ctrl+f para favoritar, foram excluídos, mas esses comandos podem ser realizados facilmente com o mouse na barra de menus.

Além das configurações de teclas, estas configurações foram feitas na versão customizada da Fuji Scan: o background está na cor cinza; ao fechar o programa, quando abri-lo de novo ele estará na última página visualizada (essa configuração muito útil não está na versão original, lembrem-se de ativá-la caso baixem o original); o "smooth scrooling" foi removido ao mover as páginas.

Uma dica: caso baixem um mangá cujas páginas estejam pequenas demais (ou até mesmo grandes demais) e fique difícil de ler as falas, você pode modificar o tamanho das páginas sem perder a qualidade, aplicando um filtro próprio do programa. Para isso, clique no menu em Scalling -> Manually Adjust Size e escolha o tamanho que preferir, digitando em "W" a largura e em "H" a largura. Para retornar ao tamanho original da página, selecione, no mesmo menu, "Original 100% Size". Para que as páginas não fiquem "embaçadas", selecione um filtro, a Fuji Scan recomenda selecionar, no mesmo menu Scalling -> Manually Adjust Size -> Pixel Averaging Algorithm.

Lembrando que essas configurações são recomendadas e que está disponível a versão original também. Uma dica, caso tenham feito alguma configuração não desejada e/ou desejem retornar a todas as configurações originais do programa, deletem o arquivo MangaMeeya.ini que se encontra na pasta do programa, mas deletem só esse arquivo! Esse é o arquivo que armazena as configurações do programa, e deletá-lo fará com que as configurações do programa sejam resetadas, pois um novo arquivo MangaMeeya.ini básico será criado automaticamente na próxima inicialização do programa.

Outros programas recomendados:
CDysplay.
Manga Viewer.
Quivi.

App recomendado para Android:
Perfect Viewer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são exibidos imediatamente em postagens novas. Postagens com mais de 14 dias devem ter os comentários aprovados.